quinta-feira, 3 de junho de 2010

Internet uma ferramenta aliada à educação!


A Internet é uma ferramenta riquíssima. Entretanto, com grande freqüência recebemos a notícia de casos de crianças e jovens que, através da rede, tiveram contato com material impróprio e até mesmo com pessoas mal intencionadas. Assim, passamos a questionar se o uso da Internet é realmente positivo.

No entanto, conhecemos a ferramenta e acreditamos que a Internet e seus recursos, além de revolucionarem as relações sociais e o acesso à informação, constitui a grande invenção da humanidade. Seu uso é extremamente benéfico e pode trazer resultados excepcionais.

Na escola fazemos nossa parte, mas é necessário que este trabalho tenha continuidade em casa.

Primeiramente, notamos que muitos de nossos alunos passam tempo demais na Internet. Ela virou a nova televisão. Além de prejudicial (afinal, as crianças devem ter outros afazeres e lazer), muitas delas o fazem sem nenhuma supervisão.

É bastante comum o aluno contar aos amigos que tiveram contato com conteúdo impróprio ou achar a aula de informática “sem graça” porque não existem jogos.

Além disso, os jovens expõem muito suas vidas em sites de relacionamento como Orkut, Facebook ou Twitter.

Desta forma, qual a melhor alternativa: aceitar o uso da Internet ou proibir a qualquer custo o seu uso?

Primeiramente, tem-se que proibir o uso não é a melhor alternativa, visto que ela fará parte da vida de seu filho hoje ou em um futuro muito próximo.

O correto é tomar algumas medidas que garantam a proteção de seus filhos frente a pessoas ou conteúdos negativos. São elas:

- Crianças menores de 12(doze) anos não devem utilizar a Internet sem orientação de um adulto e os maiores podem ter acesso a rede sozinhos, desde que exista um adulto próximo ou que o computador esteja em um lugar comum da casa (ex.: sala);

- Não confunda uso do computador com uso da Internet. Quando utilizam o computador, os pais podem colocar jogos (educativos ou não) e atividades escolares. O tempo de uso de Internet deve estar inserido neste contexto;

- Para crianças de até 7(sete) anos, recomendamos o uso pelo período máximo de 40 minutos três vezes na semana. Já os maiores podem ficar por mais tempo (sendo o máximo de 1 hora) também três vezes por semana. O uso diário só pode ser permitido a partir dos 12(doze) anos;

- Utilize os recursos do Internet Explorer para bloquear alguns sites;

- Se seu filho participa de sites de relacionamento (Orkut, etc), esteja sempre atento às pessoas com quem ele se relaciona, fotos que publica e recados que recebe. Permita apenas o contato com pessoas conhecidas. Sempre que suspeitar, investigue.

- Restrinja o uso de salas de bate-papo (como o MSN) para conversas rápidas e com pessoas conhecidas;

- Não deixe que a criança utilize web can;

- Auxilie seus filhos nas pesquisas escolares e incentive o uso de sites com jogos educativos;

Juntos, pais e escola, faremos da Internet uma ferramenta aliada à educação e lazer saudável.

Contem conosco para a orientação de seus filhos em nossas aulas! futuras pedagogas!


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